Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Departamento de Ciências Sociais e Humanas de Sernancelhe

João Rodrigues Tçuzu

Janeiro 25, 2021

CSH Sernancelhe

João Rodrigues Tçuzu, o intérprete, o religioso, o político, o escritor – do mistério ao reconhecimento

 

João Rodrigues é o primeiro nome Sernancelhense a destacar-se enquanto escritor, intérprete, missionário e homem de negócios. Atrevo-me a dizer mesmo, o primeiro grande escritor Sernancelhense.

Nasceu em Sernancelhe, em pleno coração da Beira onde a castanha é rainha e o granito é rei, decorria o ano de 1561 ou 1562 numa família modesta. A sua infância foi passada no anonimato, pouco se sabendo como viveu ou desfrutou desse tempo. Possivelmente, como todas as outras crianças que ocupavam o tempo entre brincadeiras e na ajuda aos pais.

280px-LocalSernancelhe.svg.png

Sabe-se que com 12 ou 13 anos embarcou num dos navios que anualmente partiam da capital rumo ao Oriente. Entre funcionários civis, militares, mercadores e religiosos, João Rodrigues poderá ter embarcado enquanto ajudante de um mercador português ou em algum grupo de padres jesuítas.  

Screenshot at Jan 25 22-21-44.png

 

 

Em 1577 chega ao Japão enquanto ajudante de um mercador e estabelece-se no Japão. Em 1580, com cerca de 18 anos, junta-se aos jesuítas, iniciando uma formação humanística e teológica. Também aprendeu a língua nipónica falada e escrita que foi dominando aos poucos. Em 1596 é ordenado sacerdote  em Macau.

Mapa-de-Macau-nas-rotas.jpg

 

Regressa ao Japão e os seus serviços linguísticos são constantemente requeridos pelos mercadores portugueses e pelos missionários jesuítas que não se limitavam a ficam junto ao mar, onde os barcos estabeleciam pontes entre o Ocidente e o Oriente. Era tão solicitado que travou conhecimento com poderosos senhores do Japão quer a nível político como a nível social.

artenamban.jpg

 

Desempenhou um papel fundamental nas atividades missionárias e no desenvolvimento do comércio português em terras nipónicas. A sua importância foi ganhando relevo o que não terá agradado aos mercadores japoneses. Por isso, em 1610 estabelece-se em Macau mas com o crescimento do cristianismo em terras nipónicas que era visto como uma grande ameaça, foram expulsos do arquipélago nipónico em 1614. 

João Rodrigues viveu o resto da sua vida em Macau onde se dedicou às atividades religiosas e culturais no colégio dos jesuítas.

Screenshot at Jan 25 22-20-17.png

 

 

Escreveu diversas obras, utilizando uma linguagem que até parece rudimentar ou pouco trabalhada mas apenas viu dois dos seus livros publicados em vida:

   - a Arte da Língua do Japão, a grande gramática do idioma nipónico;

   - a Arte Breve da Língua do Japão.

Morreu em 1633 em Macau e encontra-se sepultado na Igreja de São Paulo naquela cidade.

 

                                                                                                              MR

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub