Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Departamento de Ciências Sociais e Humanas de Sernancelhe

Carlo Acutis, o influencer de Deus

Fevereiro 16, 2021

CSH Sernancelhe

Carlo.png

 

Carlo Acutis nasceu no dia 03 de maio de 1991 em Londres. Viveu em Milão e pereceu em 2006 em Monza, vítima de uma leucemia fulminante. Nasceu numa família que não era particularmente devota, embora os pais lhe dessem a liberdade para viver a sua fé e para seguir as boas regras morais.

Desde pequeno que o Carlo Acutis gostava de visitar e frequentar as igrejas. Gostava de entrar e visitar Jesus para o cumprimentar. Era uma criança como as outras crianças mas com valores, era bom menino, muito educado, muito generoso e obediente.

Cresceu e tornou-se um jovem extraordinariamente maduro que lutava contra os seus próprios defeitos. Enquanto jovem tinha hábitos semelhantes a todos os outros jovens. Gostava muito de estudar, jogar futebol, jogar PlayStation, estar com os amigos, e de comer bem, desenfreadamente, mesmo fora das refeições.  Colocou um objetivo a si próprio, não perder muito tempo a jogar para não perder tempo. Carlo sempre teve a sensação de que não poderia perder muito tempo.

Além disso, era muito falador e engraçado, uma espécie de palhaço da turma. Fazia caricaturas, desenhos em 3D no computador, para divertir os amigos. Com o passar do tempo conseguiu melhorar esse aspeto devido à sua forte vontade. Mesmo assim, sempre teve a preocupação ajudar os seus amigos quando se chateavam ou se estavam a afundar em drogas. Descobriu que através da internet, conseguia aproximar-se das pessoas e ajudá-las.

Era um líder enquanto falava porque quando o fazia estava cheio de Deus. A sua vida foi plena da presença de Deus. Usou os seus dons para evangelizar, evangelizar através da internet.

carlo_acutis.jpg

 

Em todas as viagens de família, a primeira coisa que fazia era procurar uma igreja que estivesse aberta para poder cumprimentar Jesus, o seu verdadeiro e grande amigo.

Gostava de visitar igrejas da sua cidade, comungar, rezar o terço, ser voluntário no serviço aos mais pobres a quem ajudava a servir refeições e na organização de atividades religiosas através da internet. Realizou uma exposição sobre os milagres eucarísticos para compartilhar com todos a alegria de um encontro concreto com Jesus. Tornou-se um apóstolo através do que mais gostava: a tecnologia da informação (in Vatican News). Gori, autor de “Um génio da ciência da computação no céu” referiu que Carlo Acutis era um génio que conseguia criar programas de computador melhor que os académicos e de usar as mídias sociais com o objetivo de evangelização e promoção humana.

 

Carlo Acutis é um exemplo para todos os jovens e quem teve a honra de viver ao seu lado referiu que viver perto de uma pessoa como ele significa não permanecer neutro em sua própria fé” (referiu a sua mãe numa entrevista a National Catholic Register). Ajudou a sua mãe a aproximar-se de Deus e da doutrina do catecismo, e converteu inúmeras pessoas através do seu exemplo e das suas conversas. Foi um verdadeiro evangelizador, pregou e foi uma testemunha da presença da Cristo.

Mesmo perto da sua morte, convenceu os pais que “se eu sou um bom católico, como posso ter medo?”. Olhou para a morte com os olhos da fé e não de uma simples maneira terrena. Aceitou a vontade de Deus com um sorriso, sem reclamar.

A sua beatificação começou devido a uma forte “aclamação popular” que se evidenciava por ser uma grande testemunha ativa da fé.

Hoje é conhecido como o “influencer de Deus” ou o “beato da Internet” por usar estas ferramentas para propagar a sua fé.

Conf. Vatican News 26 agosto de 2019 e a entrevista da mãe de Carlo Acutis dada a Nacional Catholic Register.

 

images.png

 

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub